domingo, 19 de junio de 2016

Extrato da homilia do Patriarca Ecuménico no Domingo de Pentecostes


Em sua homilia, durante a Divina Liturgia Patriarcal deste domingo de Pentecostes celebrada na Igreja Metropolitana de São Menas, em Heraklion, Ilha de Creta, o Patriarca Bartolomeu disse, entre outras coisas que, «hoje somos uma só Igreja, este é o dia da unidade, pois a Eucaristia nos une. A Igreja Primitiva reunia, em sua origem cerca de 3 mil batizados. Neste domingo de Pentecostes, em que comemoramos o aniversário da fundação da Igreja de Cristo, os primazes de 10 das 14 Igrejas Ortodoxas atenderam a convocação para estarem reunidos em Creta e participarem dos trabalhos do Santo e Grande Concílio. De Heraklion, enviam ao mundo uma mensagem de fé e unidade, unidade que brota de nossa fé comum. Expressam o comum anseio de bom êxito dos trabalhos conciliares, longe de divisões e trincheiras».

O Patriarca ressaltou que devemos «deixar de lado os problemas que derivam das nossas diferentes origens étnicas. Daqui, imploramos a descida do Espírito Santo com sua mensagem de verdade ao nosso mundo atual. O Espírito Santo que nos une com a perfeição da comunhão. A promessa do Senhor novamente se atualiza neste dia, fazendo derramar seu amor, seu Espírito Santo, sobre todos nós».

Disse ainda Bartolomeu que cada Igreja Ortodoxa tem seu próprio tesouro e oferece hoje a Cristo. Não há na Ortodoxia nenhuma Igreja que não tenha sua própria importância e a necessidade de estar vinculada à Una, Santa, Católica e Apostólica.

Referindo-se à missão da Igreja na contemporaneidade, Bartolomeu disse que «nossa Igreja deve oferecer ao mundo moderno um testemunho autêntico de amor e unidade, e ser capaz de revelar o único e verdadeiro amor, o amor de nosso Senhor Jesus Cristo. A unidade da Igreja não deriva de outra coisa que não seja a nossa fé comum, da nossa vida ortodoxa».

Fez ainda referência S. Santidade à ortodoxia, apontando que cada Igreja Ortodoxa tem seu próprio tesouro a oferecer a Cristo.


Fonte: Φως Φαναρίου, através de www.ecclesia.org.br